Valor de Parâmetro por Terminal e/ou Usuário/Grupo¶
Na configuração do valor de chaves de parâmetros e eventos, é permitido informar valores específicos por terminal e/ou usuário ou grupo. Esta configuração é útil para determinar, por exemplo, um modelo de impressão automática diferente conforme o terminal onde o usuário estiver usando o sistema.
Para que o sistema reconheça os parâmetros por terminal/usuário/grupo, deverá ser seguido uma formatação específica:
Chave = <"PC_1=Valor_PC1";"PC_2=Valor_PC2";"#nomegrupo1=Valor_grupo1";"#nomegrupo2=Valor_grupo2";"@nomeusuario1=Valor_usuario1";"@nomeusuario2=Valor_usuario2";"@codusuario3=Valor_usuario3";"localhost=Valor Global">REGRAS
- Sempre que o campo valor iniciar com < e terminar com > e possuir um ; no meio (separador de valores), o sistema entenderá que trata-se de um parâmetro que possuirá valores diferentes por terminal/usuário/grupo.
- Os identificadores de terminal, usuário e grupo são definidos como:
- Nome do terminal: Exemplo TERMINAL-1=VEN105
- Nome/código do usuário, iniciado com "@": Exemplo @jose=VEN107
- Nome do grupo, iniciado com "#": Exemplo #comercial=VEN107
- O conjunto NOME-DO-PC/USUARIO/GRUPO=VALOR-DA-CHAVE deve estar entre aspas. Assim sendo:
- Se a chave PDV.PDVMOD = <"servidor=VEN105">, significa que o PC chamado servidor usará o parâmetro PDVMOD = VEN105.
- Se a chave PDV.PDVMOD = <"@jose=VEN107">, significa que o usuário chamado jose usará o parâmetro PDVMOD = VEN107, não importa em qual terminal esteja.
- Da mesma forma, se a chave PDV.PDVMOD = <"#comercial=VEN111">, significa que todos os usuários pertencentes ao grupo comercial usarão o parâmetro PDVMOD = VEN111, não importa em qual terminal esteja (e desde que não tenha um parâmetro específico para este mesmo usuário).
- Sempre que for realizada uma configuração por terminal/usuário/grupo, registre o parâmetro localhost, pois caso o nome do PC não seja encontrado na lista, e localhost não estiver registrado, não será retornado valor válido para o parâmetro.
A busca seguirá como prioridade:
- Nome do usuário logado: @NomeUsuario
- Código do usuário logado: @99
- Nome dos grupos do usuário logado: #NomeGrupo
- Nome do computador: terminal1
- Parâmetro global: localhost
Nestes casos, o sistema irá procurar o parâmetro pelo nome do usuário, seguido pelo código do usuário, pelo nome do(s) grupo(s) que o usuário pertence e, depois, pelo nome do PC, e pegar o valor correspondente. Caso necessite informar um valor genérico, válido para todos os terminais/usuários/grupos, deve ser utilizado o nome próprio localhost. Sempre que o nome do usuário/grupo/PC não for localizado, localhost será usado como valor padrão.
EXEMPLO
Utilizando a chave PDV.PDVMOD, podemos configurar:
<"SERVIDOR=VEN105";"TERMINAL-2=VEN106";"@maria=VEN107";"#vendas=VEN108";"localhost=VEN110">
- No PC chamado SERVIDOR, utilizará o modelo de impressão VEN105
- No PC TERMINAL-2, utilizará o modelo VEN106
- Pelo usuário Maria - em qualquer terminal - utilizará o modelo VEN107
- Pelos usuários pertencentes ao grupo VENDAS (exceto a Maria) - em qualquer terminal - utilizará o modelo VEN108
- Nos demais (localhost), utilizará o VEN110
Observação:
Sempre que for realizada uma configuração por terminal/usuário/grupo, recomenda-se registrar o parâmetro localhost, pois caso o nome do PC não seja encontrado na lista, e localhost não estiver registrado, não será retornado valor válido para o parâmetro.